Tecnologia

Volvo Concept Universe: O futuro de um clássico (vídeo)

A Volvo acaba de exibir o seu novo protótipo, o Concept Universe, que recupera as linhas dos modelos clássicos, transportando-as para um projeto futurista. Elegante, fiel ao passado, esta proposta da marca sueca cumpre o seu objetivo: passa o teste do tempo.

Quando imaginaram o Concept Universe, os designers da Volvo quiseram criar um protótipo que respeitasse as linhas dos modelos históricos da marca, com materiais e acabamentos capazes de resistir ao tempo. E a verdade é que a missão foi cumprida na plenitude: o novo Volvo resiste ao teste do tempo, porque transporta para o presente memórias do passado, abrindo as portas do futuro.

E o epíteto de “beleza eterna” assenta-lhe bem, de acordo com o vice-presidente de design da Volvo Car Corporation, Peter Horbury. Estamos, de facto, perante um protótipo que encarna um clássico, belo como sempre, eterno nunca, como um protótipo futurista parece ser.

Se o objetivo é “resistir ao teste do tempo”, como Horbury determina, estamos perante uma aposta ganha. A imagem que transparece deste clássico, cada linha do seu design, confere-lhe uma estética de rara beleza, numa mistura de emoções: a saudade dos velhinhos Volvo e o espanto do avanço tecnológico.

O Concept Universe é bem fiel à marca. A sua imagem é tão inconfundível que se dispensaria a ‘etiqueta’, na grelha. O Salão Automóvel de Xangai será o palco para a sua aparição, no dia 28, mas antecipamos o futuro com as imagens que a marca sueca apresenta.

https://www.youtube.com/watch?v=VXiEZl-K0aY

Em destaque

Subir