Apresentações/Novidades

Volvo apresenta o futurista ‘Concept’ 360C

Volvo não é apenas sinónimo de segurança e design. Também representa visão de futuro, e quis provar isso mesmo com a revelação do seu ‘Concept car’ 360C.

A marca sueca ‘responde’ assim às novas realidades da mobilidade automóvel dentro de alguns anos, como lembra Haka Samuelson.

O negócio irá mudar nos próximos anos e a Volvo deverá ser capaz de liderar essa mudança na nossa indústria. A condução autónoma irá possibilitar dar o próximo grande passo em matéria de segurança e abre a possibilidade a novos modelos de negócio muito interessantes no qual as pessoas poderão passar tempo de qualidade no automóvel a fazer o que verdadeiramente lhes interessa”, considera o CEO Volvo Cars.

A ideia do ‘Concept car’ 360C é possibilitar viagens longas sem perder tempo, num mundo onde seja possível utilizar uma cabine privada em primeira classe, levando a pessoa ao seu destino enquanto dorme, lê, trabalha ou relaxa em total segurança. E isso numa realidade de mobilidade autónoma, elétrica e conectada.

Outra ideia defendida pela Volvo ao apresentar este estudo automóvel é a possibilidade de conquistar novos e emergentes mercados, associados, entre outras coisas, à indústria de transporte aéreo.

Um automóvel totalmente elétrico e sem necessidade de condutor humano presidiu à conceção do 360C, que consegue maximizar o espaço disponível através de um design inovador com ausência de volante, pedais ou motor de combustão. Ou seja um reinventar da disposição do interior, com filas de passageiros para duas ou três pessoas.

Este ‘concept’ apresenta quatro disposições, que permitem colocar os ocupantes em situações completamente inusitadas na mobilidade automóvel. Poderão comunicar com os outros utilizadores da estrada ou ter ocupações completamente diversas da condução.

Segundo a Volvo as viagens nas quais a distância e o destino é de cerca de 300 quilómetros serão aquelas com maior potencial para viajar desta forma. Uma resposta de mobilidade em países onde as deslocações domésticas de médio curto são intensas, como os Estados Unidos, onde mais de 740 milhões de passageiros utilizaram voos domésticos no último ano.

É claro que para além da comodidade da mobilidade autónoma, o 360C também traz consigo a vantagem ambiental da peugada ecológica associada a um automóvel elétrico. E isso ajudará a Volvo a consolidar a ideia associada a este ‘concept car’.

Em destaque

Subir