Mundo

Volunteerbook reforça voluntariado à escala global

O Volunteerbook, aplicação do Facebook, acaba de nascer, com a finalidade de reforçar a bolsa de voluntariado, fazendo um apelo à população para as acções de cidadania.

O Volunteerbook permite que cada cidadão que pretenda ser voluntário possa ter todas as ferramentas para aceitar esse desafio. Por outro lado, abre uma janela às organizações que necessitam de voluntários. Integrado no Facebook – a maior rede social do mundo – este projecto terá uma dimensão à escala global, aproximando duas partes: cidadãos com vontade de ajudar e organizações que carecem desses recursos para melhor cumprirem as suas missões.

O Volunteerbook conta com uma bolsa do voluntariado com 16 mil voluntários e cerca de 950 instituições e associações agregadas. Este número irá aumentar, graças à visibilidade que o projecto terá. As redes sociais cumprirão um papel essencial na propagação da mensagem. A aplicação dispõe de um espaço para as empresas, que “pretendam exercer a sua responsabilidade na área da solidariedade”, uma área para o Voluntariado Jovem e ainda uma vertente de Cidadania Activa.

Lançado no arranque oficial do Ano Europeu do Voluntariado em Portugal, pretende chamar pessoas que tenham tempo livre, ou porque estão sem emprego, ou porque já chegaram à idade de reforma. Por outro lado, tem como finalidade fazer um apelo à cidadania. “É uma plataforma que opera nas redes sociais e que dá visibilidade a acções de voluntariado organizadas por instituições, mas também a exemplos de voluntariado que existem, muito numerosos, na sociedade portuguesa”, resume, à agência Ecclesia, Isabel Jonet responsável pelo projecto e presidente do Banco Alimentar Contra a Fome.

Em destaque

Subir