Economia

Volume de negócios na indústria diminui um por cento em fevereiro

O índice de volume de negócios na indústria diminuiu 1,0 por cento em fevereiro, face ao mesmo mês de 2018, em termos nominais, depois do crescimento de 2,4 por cento registado no mês anterior, divulgou hoje o INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de vendas relativo ao mercado nacional diminuiu 2,7 por cento, após o aumento de 2,4 por cento no mês anterior, enquanto o do mercado externo aumentou 1,2 por cento (face aos 2,4 por cento em janeiro).

O índice do agrupamento de energia influenciou significativamente os resultados do mês, tendo passado de um aumento de 2,9 por cento em janeiro para uma redução de 10,3 por cento em fevereiro, da qual resultou um contributo de menos 2,5 pontos percentuais para a variação do índice total.

Os agrupamentos de bens de investimento e de bens intermédios registaram crescimentos de 5,8 por cento e 2,8 por cento (6,3 por cento e 2,9 por cento em janeiro, pela mesma ordem), contribuindo conjuntamente com 1,9 pontos percentuais para a variação do índice agregado.

Os bens de consumo recuaram 1,5 por cento, face à descida de 1,0 por cento registada em janeiro.

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas no setor registaram aumentos homólogos de 1,4 por cento, 3,2 por cento e 4,8 por cento, respetivamente (1,5 por cento, 3,8 por cento e 0,8 por cento no mês anterior, pela mesma ordem).

O objetivo do índice de volume de negócios na indústria é mostrar a evolução do mercado de bens e serviços na indústria e a sua desagregação entre mercado nacional e externo.

Os índices são obtidos tendo por base o Inquérito Mensal ao Volume de Negócios e Emprego na Indústria, realizado essencialmente por via eletrónica (‘e-mail’) junto de unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional cuja atividade principal se enquadre na indústria, precisa o INE.

Em destaque

Subir