Motores

Volkswagen trabalha com o novo Polo R WRC 2017 no norte do país

VWpploWEC17testes2

A duas semanas do Rali de Portugal a Volkswagen não se limita a preparar a prova lusitana do campeonato do mundo. Trouxe até nós uma equipa de testes para prosseguir o desenvolvimento do seu novo Polo R WRC para a próxima temporada.

Fomos encontrar a nova máquina de ralis de Volfsburgo em Paradança (Mondim de Basto), onde o ex-campeão do mundo Marcus Gronholm prossegue o desenvolvimento do carro.

Já conhecíamos o Polo R WRC 2017 de testes realizados em França e noutras paragens. Agora pudemos perceber como é substancialmente mais largo que o seu antecessor. Vias mais largas para proporcionar mais estabilidade a um carro cujo motor ultrapassa agora os 400 cv de potência.

O troço de Paradança foi o escolhido pela Volkswagen Motorsport porque reflete bem o tipo de classificativas que a equipa irá encontrar no nosso país quando o novo Polo R WRC 2017 estiver já em competição.

VWpoloWRC17testes3

Mas para Marcus Gronholm – que veio acompanhado pelo seu navegador de sempre, Timo Rautiainen foi ‘trabalho como de costume’. “Já comecei a trabalhar com o carro no ano passado, por isso não posso dizer que tenha muitas novidades para mim”.

“Também não diria que há algumas atualizações a experimentar. Foi mais o contactar do terreno que vamos encontrar aqui no próximo ano. E mesmo aí não é muito conclusivo, porque o troço está muito enlameado e podemos não encontrar este tipo de condições no rali do próximo ano”, afirma Gronholm.

E como é guiar o Polo R WRC 2017? O finlandês refere apenas: “É óbvio que é um pulo em frente em termos de potência, binário. Um pouco mais de torque que se nota pela forma como sai das curvas, nomeadamente em termos de tração. Mas penso que vai exigir da parte dos nossos pilotos um outro estilo de condução”..

Fotos:: Ricardo Cachadinha

Em destaque

Subir