Apresentações/Novidades

Volkswagen pode acabar com dezenas de modelos

VWeliminaModelos1

A Volkswagen está a estudar a eliminação de cerca de quatro dezenas de modelos. Uma consequência do escândalo com a falsificação das emissões de gases de escape, que levam o grupo automóvel alemão a mudar a sua estratégia tecnológica.

Para já o construtor germânico não confirma a notícia avançada pela Automotive News, mas há razões para pensar num forte investimento em modelos elétricos e híbridos que irão substituir uma boa parte da gama automóvel.

Um dos modelos mais falados para ser eliminado é o Beetle – o popular Carocha que há uma década foi relançado no corpo de um novo automóvel. Mas a redução da gama terá na origem a poupança de 2,1 milhões de dólares nos custos anuais do fabricante.

Também o jornal alemão Handelsblatt faz eco destes planos do Gupo Volkswagen, que afetariam marcas como a Audi, a Skoda, a SEAT, a Ducati e, como é óbvio, a própria Volkswagen.

Entre as marcas ‘premium’, que incluem a Bugatti, a Bentley, a Porsche e a Lamborghini apenas esta seria ‘sacrificada’, podendo meter ‘na gaveta’ o muito aguardado SUV Urus.

Também está a ser estudada a venda da Lamborghini, Ducati e a marca de camiões MAN, muito embora a Audi já tenha negado que se queira ‘desfazer’ da marca de motos sedeada em Borno Panigale.

Nestes planos, denominados como ‘Together – Strategy 2025”, a introdução de 20 modelos elétricos na próxima década permitiriam relançar a Volkswagen e ‘apagar’ a má imagem deixada pelo escândalo das emissões.

Mas se tudo isto não é ainda oficial, a verdade é que o presidente do grupo, Mathias Muller, já disse que a Volkswagen produzirá até 2015 um automóvel elétrico em cada quatro produzidos.

Em destaque

Subir