Nas Notícias

Viu o homem negro abatido por um polícia? Antes, aconteceu isto (com vídeo)

homem foge carro 400 Um vídeo divulgado pela Sky News mostra a operação de trânsito que culmina com a morte de um homem negro, abatido por um polícia de North Charleston, na Carolina do Sul (EUA). O agente, Michael Slager, ordena a paragem a Walter Scott, devido a uma pequena infração. A história termina de forma trágica, mas há detalhes que eram desconhecidos e que foram gravados por uma câmara instalada no carro-patrulha do agente. Veja as imagens.

Foi divulgado o vídeo da operação de trânsito que culminou com a morte de Walter Scott, um homem de raça negra que fugiu da polícia e que acabou baleado.

Uma câmara instalada no carro-patrulha conduzido pelo agente Michael Slager vem comprovar a tese de que Scott nunca colocou em perigo a integridade física do polícia: apenas quis fugir.

Na operação stop, que resultou de uma pequena infração cometida por Walter Scott, ao volante de um Mercedes, o polícia tem uma curta conversa com o homem negro.

Depois, o agente regressa ao carro-patrulha e é surpreendido pela tentativa de fuga de Scott.

O agente persegue-o, a pé, e usa um taser para impedir que escape. Veja as imagens.

Uma testemunha, Feidin Santana, fez o filme do epílogo final desta ação despropositada – oito tiros disparados contra um homem negro, que o mataram.

Feidin Santana revela à NBC decidiu entregar o vídeo às autoridades para desmentir uma teoria que estariaa a ser construída, depois da morte do homem negro.

De acordo com a sua versão, iria ser construída uma tese de que a vítima teria tentado roubar a arma do agente, Michael Slager.

E Feidin Santana garante que o polícia “teve sempre a situação controlada”, mesmo antes de começar a gravação. A testemulha conta alguns pormenores que não são vistos no vídeo que gravou.

“Antes, houve uma discussão entre Scott e Slager. Eles estavam em confronto físico, no chão. Mas Scott estava apenas a tentar escapar aos choques [disparados por um taser, por parte do polícia]. Foi nesse momento que comecei a filmar. Quando o agente disparou, várias vezes, sabia que eu tinha algo nas mãos. E começou a circular a teoria de que Scott tentara roubar o taser, mas o polícia tinha pleno controlo da situação. Tive que agir”, revela agora a testemunha.

Entretanto, Michael Slager foi expulso da polícia, depois de colocar gasolina numa fogueira nos Estados Unidos, onde ocorrem diversos protestos, precisamente por excessos das autoridades, com a população negra como alvo.

Neste caso, tratou-se de um homem desarmado, de 50 anos, pai de quatro filhos.

O agente da polícia enfrenta agora uma acusação de homicídio. A revelação foi feita pelo autarca de North Charleston, cidade localizada a sudeste dos EUA.

“O agente foi expulso da corporação. Nós não toleramos o que está errado”, revelou Keith Summey, com gritos a pedir “justiça”.

Em destaque

Subir