Desporto

O que tem o Vitória de Guimarães a ganhar com o tetra do Benfica?

Benfica e Vitória de Guimarães vão defrontar-se na 33.ª jornada do campeonato. E a curiosidade é que os minhotos têm mais a ganhar com o tetra do Benfica do que com um triunfo do FC Porto no campeonato.

Faltam três jornadas para o final do campeonato e há três obstáculos para Benfica e FC Porto superarem, nesta corrida a dois pelo título.

Os encarnados defrontam Rio Ave (fora), Vitória de Guimarães (casa) e Boavista (fora). O FC Porto viaja até ao Funchal, para medir forças com o Marítimo, recebe o Paços de Ferreira e termina a ‘maratona’ em casa do Moreirense.

Neste calendário, centremo-nos no encontro Benfica-Vitória de Guimarães. Em caso de triunfo encarnado, ficam escancaradas as portas do título, caso as classificações se mantenham. E o curioso é que os minhotos têm muito a ganhar com esse cenário.

Se o Benfica garantir o tetra, o Vitória assegura, por seu turno, presença na Supertaça, o primeiro troféu da próxima época. E o conjunto de Pedro Martins poderia ser derrotado no Estádio do Jamor.

Se o FC Porto for campeão, só em caso de triunfo vitoriano na final da Taça é que o Vitória poderá disputar a próxima Supertaça. Neste cenário (com dragões a conquistar o título), um triunfo do Benfica na ‘festa do futebol’ afastaria os minhotos do primeiro troféu da próxima época.

São factos. Porém, há um outro também ele indesmentível: a equipa da cidade-berço tem toda a legitimidade para acreditar que pode vencer o Benfica por duas vezes, até ao final da época. E terá ambição, também.

Em destaque

Subir