Economia

Vítor Gaspar quase de volta ao antigo gabinete de consultor especial do Banco de Portugal

vitor gasparVítor Gaspar deve regressar ao Banco de Portugal, no qual era consultor especial antes de ser ministro das Finanças. No supervisor já se prepara a mudança iminente e o ex-governante ficará com um gabinete bem próximo do ocupado pelo governador Carlos Costa.

Vítor Gaspar, antigo consultor especial do Banco de Portugal (BdP), deverá ser convidado a tornar-se consultor especial do BdP. O órgão supervisor da banca quer recuperar o executivo que deixou a estrutura em junho de 2011, quando aceitou o convite para ser o ministro das Finanças no Governo liderado por Pedro Passos Coelho, e nos meios da especialidade já se adivinha o regresso de Vítor Gaspar.

O ex-ministro, que se demitiu por considerar estar ferido na credibilidade enquanto governante, sendo substituído pela ex-secretária de Estado Maria Luís Albuquerque, deverá ocupar um gabinete na rua do Comércio, próximo do ocupado pelo governador do BdP, Carlos Costa.

O convite a Gaspar proporciona a oportunidade para cumprir um período de nojo, uma vez que retomará as mesmas funções que exercia antes de ir para o Governo.

A entrada do ex-ministro na estrutura do órgão que supervisiona a banca ocorreu no início da década de 90 do século passado, a convite de António Borges, o assessor do Governo para as privatizações que, à data, era vice-governador do BdP. Antes de ser consultor, Gaspar foi diretor de Investigação e Estatísticas do Departamento.

O antigo responsável pelas Finanças, casado com a atual directora adjunta da direção de Relações Internacionais do BdP, licenciou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica em 1982, completando o doutoramento em 1988, mas na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

No currículo de Vítor Gaspar consta ainda a passagem pelo Banco Central Europeu entre 1998 e 2004, no qual foi diretor-geral da área de investigação.

Em destaque

Subir