Nas Notícias

Vítor Gaspar diz que desemprego é o grande problema que Portugal enfrenta

vitor_gaspar4Vítor Gaspar, ministro das Finanças, afirmou hoje que o desemprego é um problema que “não admite resignação” e que constitui o maior desafio do Governo. O ministo sustenta, por outro lado, que a execução orçamental para este ano está próxima do previsto.

Durante o debate do Quadro Plurianual de Programação Orçamental para os anos de 2013 a 2016, o ministro das Finanças referiu que a taxa de desemprego foi “particularmente significativa no final de 2011 e princípio de 2012”.

Para Vítor Gaspar, o desemprego é o grande problema que Portugal enfrenta, na medida em que “deixa uma marca durável na vida dos desempregados”. De acordo com o ministro, este é um problema que “não admite resignação. É um problema individual e coletivo que é preciso vencer.”

Na sessão no Parlamento, Vítor Gaspar afirmou ainda que “o ajustamento da economia portuguesa está no bom caminho”. Os objetivos de consolidação orçamental para 2011 “foram cumpridos” e a execução orçamental para 2012 “está globalmente próxima do padrão previsto”.

A redução do equilíbrio externo tem sido mais rápida do que previsto o que, de acordo com Vítor Gaspar, se justifica pelo “forte crescimento das exportações que se traduziu num significativo ganho de quotas de mercado”.

Em destaque

Subir