Cultura

Vista do Porto homenageada em ‘time-lapse’ a partir “da minha janela”

douro_portoPode a alma de uma cidade ser exibida através de 4600 fotografias que, sendo iguais, são sempre diferentes? Fábio Poço, um fotógrafo residente em Gaia e com uma vista privilegiada para o Douro, esteve 36 horas consecutivas à janela a tirar uma fotografia ao cenário.

Com 4600 fotografias ‘iguais’ – sempre o rio, a ponte Luís I, o cais da Ribeira – e tão diferentes, captadas com uma Nikon 3D, Fábio Poço resolveu experimentar a técnica do time-lapse e criou o filme “Douro, da minha janela”.

Durante 24 horas, o enquadramento foi sempre “a paixão” que é “a vista da minha janela”, como contou ao PT Jornal: “sempre que me sinto em baixo sento-me na janela e tudo parece que melhora”. Nas últimas 12 horas, o fotógrafo procurou outros ângulos e outros pormenores, também protagonistas neste filme. “Seria egoísta não partilhar esse privilégio com os outros”.

O time-lapse é uma técnica de construção cinematográfica a partir de fotografia, sendo que neste caso as 36 horas fotografadas (convertidas em 4600 fotografias) foram reduzidas a pouco mais de três minutos. Os movimentos lentos, como o passar das nuvens ou dum barco, são ‘transformados’ em rápidos, dando a ideia de que o tempo salta: sendo esta a tradução de ‘time-lapse’.

Neste caso, o fotógrafo captava uma imagem a cada 30 segundos, sempre com o mesmo enquadramento. Veja o trabalho.

Em destaque

Subir