Mundo

Visita de Angela Merkel a Portugal deve ocorrer em novembro, adianta Expresso

angela merkel 1Angela Merkel, chanceler alemã, realizará a visita oficial a Portugal, em meados de novembro, de acordo com o Expresso. Merkel reunirá com o Governo português cerca de um mês depois de se encontrar com o chefe do executivo grego.

A primeira visita oficial de Angela Merkel a Portugal – exceção feita a presenças em território luso em cimeiras ou reuniões da União Europeia – não tem data marcada, mas segundo o semanário Expresso deverá ocorrer em novembro.

A chanceler alemã vai reunir-se com o Governo. Merkel, que acaba de visitar a Grécia, país que também atravessa um processo de ajustamento, trará na bagagem algumas questões sobre a capacidade de Portugal cumprir o programa de ajustamento.

Esta visita surge na ressaca das declarações de Christine Lagarde, que sustentou que as perspetivas do próprio Fundo Monetário Internacional sobre os efeitos da austeridade estavam erradas. A diretora-geral do FMI assumiu o erro e esse facto deve servir para que se evite um incumprimento por parte dos países que estão em dificuldades, em processos de ajustamento.

Naquela mensagem no Facebook, o Presidente da República revelou que deseja que a mensagem de Lagarde “chegue aos ouvidos dos políticos europeus dos chamados países credores e de outras organizações internacionais”. Angela Merkel era, seguramente, um dos destinatários do recado.

A visita de Angela Merkel surge num momento de agitação social, em que os portugueses dedicam os fins de semana para sair às ruas, em manifestações contra intervenção da troika. A chanceler alemã, que visitou há dias a Grécia, viaja agora a Portugal, prevendo-se que a sua presença suscite contestação.

Em destaque

Subir