Nas Notícias

“Visão 2020”: Ordem dos Médicos Dentistas quer um “novo modelo de cuidados de saúde oral”

dentesHá certas doenças orais que, sendo fáceis de prevenir, originam a quarta doença mais dispendiosa de tratar. Esse é um dos desafios que está na base da “Visão 2020”, a estratégia que a Ordem dos Médicos Dentistas defende para os cuidados de saúde oral.

Amanhã assinala-se o Dia Mundial da Saúde Oral e a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) quer aproveitar a efeméride para defender mudanças no modelo de cuidados de saúde oral. A OMD vai apresentar a “Visão 2020”, uma estratégia delineada em colaboração com a Federação Dentária Internacional (FDI) que propõe medidas a aplicar ao longo dos próximos oito anos.

Entre os desafios aos quais urge dar resposta estão as cáries, que, nas estimativas da FDI, afetam a maioria dos adultos e entre 60 a 90 por cento das crianças em idade escolar. A Organização Mundial de Saúde, por seu turno, recorda que as doenças periodontais ou o cancro oral, fáceis de prevenir, constituem a quarta doença mais dispendiosa de tratar.

“Face a estes desafios, o relatório ‘Visão 2020’, elaborado por um vasto número de especialistas internacionais em medicina dentária e apresentado oficialmente no recente congresso anual da FDI, estabelece a data de 2020 como prazo ideal para um novo modelo de cuidados de saúde oral”, resumiu a OMD, em comunicado.

Na mesma nota, o organismo salienta as cinco prioridades do novo modelo de cuidados de saúde oral: dar resposta à crescente necessidade e procura de cuidados de saúde oral, alargar o papel dos profissionais da especialidade, construir um modelo educacional responsivo, atenuar os impactos da dinâmica socioeconómica e promover investigação e tecnologia essenciais e translacionais.

Em destaque

Subir