Tecnologia

Visa e Mastercard deixam escapar dados de milhares de clientes

visa_1Em causa está um suposto ataque informático a uma empresa que trabalha com as duas gigantes norte-americanas no processamento dos cartões de crédito. Alerta já foi feito mas não há para já motivo para alarme.

Informações de milhares de cartões de crédito de clientes da Visa e da Mastercard foram acedidas e violadas ilegalmente no passado mês de fevereiro, embora só agora o caso seja tornado público. Segundo a CNET, cerca de 1,5 milhões de cartões poderão ter sido comprometidos, levantando as suspeitas da possibilidade de clonagem dos mesmos.

Em comunicado, a empresa atacada veio já confirmar o sucedido e procura agora acalmar os clientes, afirmando que nada mais foi revelado além dos números dos cartões. Na nota avançada, a companhia sublinha que dados como nomes ou moradas das pessoas não foram revelados.

Ainda segundo a mesma fonte, apenas clientes norte-americanos terão sido afetados e embora não haja para já confirmação oficial, certo é que um ataque de hackers é um cenário bem provável.

A empresa norte-americana, uma das responsáveis pelos processamentos da Visa e da Mastercard, afirma que o problema está já sob controlo e que está atualmente a trabalhar rapidamente para concluir este caso.

Contudo, existe ainda a possibilidade de neste período terem sido clonados cartões e feitos pagamentos indevidos por terceiros.

Em destaque

Subir