Mundo

Vírus ameaça produção de banana na província moçambicana de Gaza

Um vírus conhecido como “topo em leque” está a ameaçar a produção de banana na província de Gaza, sul de Moçambique, e as autoridades provinciais de agricultura receiam a propagação da doença.

Custódio Mendes, técnico do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, citado hoje pelo diário Notícias, disse que o vírus foi detetado em 2016 e na altura afetou 36 hectares de banana nos distritos de Chókwè e Guijá.

“Com o levantamento que fizemos, a doença está circunscrita a uma área mais ou menos de 100 hectares do setor familiar”, declarou Custódio Mendes.

A situação está a gerar preocupação junto dos produtores familiares, devido ao risco de alastramento do vírus do “topo em leque”.

“Na fase jovem, a planta tende a atrofiar-se e não produz o cacho, sendo que quando o vírus afeta a planta na fase adulta, o fruto fica sem qualidade para ser colocado no mercado”, afirmou Custódio Mendes.

Mendes assinalou que o vírus não representa um perigo para a saúde humana, porque ataca essencialmente a planta e não banana.

Para combater o vírus, o governo da província de Gaza aprovou um pacote financeiro de 29 milhões de meticais (406 mil euros).

Em destaque

Subir