Mundo

Virsaviya, a menina com coração fora do tórax há 6 anos

Um caso muito raro está a comover os EUA. Virsaviya, uma menina de 6 anos, nasceu com o coração fora da caixa torácica. Ainda não tinha nascido e já os médicos diziam que não ia sobreviver. Está agora em Boston para tentar encontrar uma solução, mas o tratamento é demasiado caro para a família.

A voz do povo diz que as crianças têm um coração do tamanho do mundo, mas o caso de Virsaviya Borun é bem diferente.

Esta menina russa de 6 anos tem um coração de tamanho normal. O problema é que não está onde deveria estar: no interior da caixa torácica. Também os intestinos estão no exterior do corpo.

A síndroma torácico-abdominal é um dos tais casos raros que (diz a estatística sobre esta condição) acontecem uma vez em um milhão.

Virsaviya ainda nem era nascida quando os médicos diagnosticaram o caso. A mãe ficou então a saber que a bebé não iria sobreviver.

Isso foi há 6 anos e Virsaviya, que vive e brinca como qualquer menina da idade dela, continua a tentar ‘proteger’ o coração, uma vez que o órgão apenas está revestido pela pele.

Depois de vários hospitais, em muitos países, terem recusado assumir a responsabilidade de resolver o problema, a família da menina mudou-se, este ano, para a Flórida (EUA).

Para já, a iniciativa resultou, pois um médico de Boston aceitou o caso. Porém, Virsaviya sofre de tensão alta, pelo que não pode ser operada.

As estimativas apontam para que sejam precisos pelo menos dois anos para estar em condições de enfrentar a cirurgia.

Resolvido o problema maior (não haver um médico que pegasse no caso), a família da menina ficou com um novo para resolver: a falta de recursos para pagar o tratamento e ‘aguentar’ as despesas diárias durante os dois anos de espera.

A tudo isto acrescem as despesas de educação, pois a síndroma não permite que Virsaviya Borun frequente a escola.

A família está agora a pedir a ajuda de todos para conseguir ficar nos EUA até que a menina esteja em condições de regressar a casa, na Rússia.

Em destaque

Subir