Mundo

Violento sismo assola sudoeste do México

terremoto-mexico-1985O sudoeste do México foi, hoje, alvo de um violento sismo com uma magnitude de 7,6, indicou o Instituto norte-americano de geofísica (USGS). O terramoto teve o epicentro localizado na região de Oaxaca.

O México voltou a ser alvo de um forte sismo. O centro de sismologia mexicano tinha previamente referido um sismo com magnitude 6,9, enquanto outras informações localizavam o epicentro na região de Acapulco, estado de Guerreo.

Segundo o instituto norte-americano, o epicentro foi localizado na região de Oaxaca, 25 quilómetros a nordeste da localidade de Ometepec, e ocorreu cerca das 12h02 locais (18h03 em Lisboa).

Refira-se que a zona do México é fértil em atividades sísmicas. Em 19 de setembro de 1985, uma quinta-feira, às 7h19, a Cidade do México (foto), capital do país foi abalada por um sismo de magnitude 8.1 na escala de Richter, com epicentro em 17.6 N e 102.5 W, no Oceano Pacífico, próximo de Lázaro Cárdenas, Michoacán.

Trinta seis horas depois ocorreria uma réplica de magnitude 7.3 na escala de Richter . O primeiro sismo foi sentido em locais distantes como Houston, Cidade da Guatemala e Chiapas e gerou um tsunami que causou alguns danos próximo de Lázaro Cárdenas, com uma altura máxima de 3 m.

Em destaque

Subir