TV

Violência doméstica: Televisão ensina vítimas a esconder as marcas com maquilhagem

Consegue imaginar um programa sobre maquilhagem direcionado para mulheres vítimas de violência doméstica? Pois é real e passou numa televisão marroquina.

O programa, ‘Sabahiyat’, foi transmitido num canal da estação pública de televisão e rapidamente deu origem a protestos.

O conceito do programa é explicar como a maquilhagem pode ser usada pelas vítimas de violência doméstica para disfarçar as marcas deixadas pelos agressores.

Numa parte de ‘Sabahiyat’, uma maquilhadora profissional trabalhou a cara de uma mulher que apresentava olhos negros e hematomas.

“Depois de serem agredidas, esta parte da cara ainda estará sensível, pelo que não a devem pressionar com força”, ‘explicou’ Lilia Mouline, a apresentadora do formato.

O programa, emitido dois dias antes do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, não demorou a causar polémica.

No mesmo dia foi lançada uma petição pública a exigir que a estação televisiva fosse sancionada e tivesse de pedir desculpas publicamente.

“Como mulheres de Marrocos e feministas e em nome de todas as pessoas marroquinas, denunciamos a mensagem de normalização da violência contras as mulheres. Não cubram a violência doméstica com maquilhagem, denunciem o agressor”, refere o texto da petição.

A estação televisiva, que entretanto retirou o vídeo do programa do site oficial, já emitiu um comunicado a pedir desculpa, reconhecendo que ‘Sabahiyat’ é “completamente inapropriado”.

“Houve um erro editorial de julgamento em relação à sensibilidade e à gravidade da violência contra mulheres”, admitiu ainda a estação.

Na sequência da polémica, a Lilia Mouline veio a público referir que os hematomas apresentados pela mulher maquilhada eram falsos.

Em destaque

Subir