Nas Notícias

Violência doméstica: App portuguesa ajuda vítimas a fazer denúncia

Desde o dia 10 de março que está disponível uma aplicação para telemóvel destinada às vítimas de violência doméstica. A VD – APPoio Contra a Violência Doméstica ajuda a fazer uma denúncia, presta informação útil e até fornece aconselhamento jurídico ou psicológico.

Desenvolvida pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a aplicação encontra-se disponível no Google Play e na App Store.

A app VD concentra toda a informação relativa aos serviços de apoio às vítimas de violência doméstica e de género.

Através do telemóvel, é possível ter acesso a informação sobre os serviços de apoio disponíveis no concelho de residência, de como se pode apresentar ou denúncia e quais as entidades que podem dar aconselhamento jurídico ou psicológico especializado.

A informação está estruturada por categorias: Estruturas de Apoio à Vítima, Forças de Segurança, Câmaras Municipais, Intervenção com Agressores, Justiça, Proteção de Crianças e Jovens, Saúde ou Serviços locais de Segurança Social.

A aplicação permite ainda realizar chamadas telefónicas ou enviar mensagens eletrónicas diretamente para os contactos que disponibiliza.

De acordo com uma nota publicada no site do Governo, a app VD visa permitir uma atuação mais célere em situações de risco.

Para além de ajudar as vítimas de violência doméstica ou de género, é também uma ferramenta valiosa para os técnicos e profissionais que acompanham os casos registados.

As soluções tecnológicas para as vítimas têm registado um forte desenvolvimento desde que, em 2012, um vídeo se tornou viral: mostra 365 selfies feitas, dia após dia, por uma vítima de violência doméstica. Recorde:

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=3472R33G8X32

Em destaque

Subir