Nas Notícias

Vimaranenses juntam-se no Facebook e transformam vida de sem-abrigo

Surgiu, há cerca de duas semanas, uma ação de solidariedade para com um sem-abrigo da cidade de Guimarães. O movimento juntou três mil pessoas, em tempo recorde, sendo os responsáveis pela mudança na vida do homem de 42 anos.

Maria João Lopes, de 22 anos, viu António nas ruas de Guimarães, há duas semanas atrás. “Não era um sem-abrigo como estamos habituados a ver. Não tinha sinais de dependência de álcool nem drogas, aceitava o que lhe davam”, conta a jovem.

Interessada pela sua história, descobriu que António vivia há dois anos nas ruas devido a um despedimento que se arrasta em tribunal, pelo que sobrevivia daquilo que lhe davam nas ruas.

Tocada com a história do homem, Maria João Lopes juntou-se a Ana Magalhães, de 26 anos, com o objetivo de transformar a vida do então sem-abrigo. Foi então que tiveram a ideia de criar um grupo no Facebook, surgindo a página “Vamos ajudar o senhor António”.

Em tempo recorde, cerca de três mil pessoas juntaram-se à causa e nos primeiros dias conseguiram arranjar comida e roupa.

Logo após, uma clínica dentária ofereceu-se para tratar de António, uma escola de condução renovou-lhe a carta gratuitamente e ainda conseguiram arranjar-lhe uma casa por uma renda mensal de 100 euros.

Os donativos não pararam de chegar. O grupo conseguiu ainda móveis e eletrodomésticos e, apesar de António já estar a morar lá, nos próximos dias vão pintar a casa. Tudo doado pelos internautas.

“Foi tudo muito rápido, não estava à espera”, admitiu Ana Magalhães ao JN.

Segundo o mesmo jornal, “o grupo é atualizado diariamente e é ali que são explicadas as condições para a doação de bens ou dinheiro”.

O grupo também conseguiu um emprego para António, que se encontra à experiência numa empresa.

Em destaque

Subir