Mundo

Villa-Lobos recordado pela Google com um doodle no Brasil

heitor_villa-lobosGoogle doodle homenageia compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, no dia em que se assinala o 125.º aniversário do seu nascimento, no Rio de Janeiro, a 5 de março de 1887. A obra de Villa-Lobos destaca-se pelo espírito nacionalista, associado a correntes folclóricas e indígenas.

Heitor Villa-Lobos é alvo de uma homenagem na Google, maior motor de busca do mundo, que recorda o compositor e maestro brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, no dia 5 de março de 1887 – há precisamente 125 anos.

O compositor brasileiro destaca-se por ter criado uma “linguagem peculiarmente brasileira na música” sendo também considerado o expoente máximo da “música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista”, segundo assinala a sua biografia no Wikipédia.

Filho de um músico amador, Heitor Villa-Lobos foi encaminhado, na sua formação, para medicina, área que a mãe escolhera para o filho. Uma viola adaptada a violoncelo serviu para aplicar as primeiras noções na música.

Já depois da morte do pai, o compositor (que hoje é homenageado com um google doodle no Brasil) passou a tocar violoncelo em diversas festas, teatro e concertos, quando contava apenas 12 anos, incorporando desde cedo a música popular do Rio de Janeiro.

Depois de casar, Villa-Lobos dá início a uma carreira musical intensa, com uma tournée que percorreu 66 cidades, com a Europa também como destino. Em 1948, após o divórcio, é operado a um cancro, casando-se de novo com uma mulher que viria a divulgar a obra de Heitor, após a morte do compositor e maestro.

Foi influenciado por Wagner, por Puccini e pelo romantismo francês, que marcam o seu trabalho no mundo da música. No entanto, Heitor Villa-Lobos não seguiu o estilo europeu e criou o seu próprio conceito e estilo, que juntou, de forma harmoniosa, diversos géneros.

Heitor Villa-Lobos granjeou enorme reconhecimento internacional, que abafou as críticas que o seu estilo também mereceu. Uma das grandes homenagens que recebeu foi a distinção com o título Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Nova Iorque.

Acaba por falecer a 17 de novembro de 1959. Está sepultado no Cemitério São João Batista, situado no Rio de Janeiro, Brasil. Hoje, é recordado com um google doodle, apenas no Brasil.

O que é um doodle?

No maior motor de busca do mundo, surgem novos por vezes os doodles, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas.

Mas a expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.

A partir de 1930, a expressão alterou o sentido e passou a estar relacionada com “ócio”, o que vem de encontro aos criativos desenhos durante uma aula, ou mesmo ao modo original que a Google encontrou para assinalar datas e homenagear pessoas. Hoje, Heitor Villa-Lobos merece a homenagem doodle.

Em destaque

Subir