Nas Notícias

Vila Galé levanta caderno de encargos para concessão da Coudelaria de Alter do Chão

O Grupo Vila Galé levantou o caderno de encargos para o concurso de concessão da Coudelaria de Alter do Chão e vai estudar uma eventual candidatura, disse o presidente do Conselho de Administração do grupo, Jorge Rebelo de Almeida.

“Já levantámos o caderno de encargos e já lá fui. Agora vamos estudar [a eventual candidatura à concessão]”, afirmou Jorge Rebelo de Almeida.

Instado a responder se vão mesmo avançar, o responsável, que já venceu outro concurso do programa Revive, para o Convento de São Paulo, em Elvas, que está em obras, reconhece, no entanto, que é um projeto de “risco altíssimo”, onde é necessário haver também investimento público.

“A questão que se põe é: será que Alter nas condições atuais é atrativo o suficiente para levar as pessoas para lá? Não. Por isso, digo, se se fizer um hotel de jeito, super interessante, e paralelamente houver um investimento por parte do Governo, da administração da Companhia das Lezírias, para melhorar o sítio, aí talvez venha a ser, mas mantendo-se o risco altíssimo”, explicou o responsável.

Rebelo de Almeida afirma que, por exemplo, “o projeto tem estábulos fabulosos, mas que estão muito descuidados, sujos. Precisam de investimento”.

“Alter está fora de passagem (…), mas é uma região lindíssima, com um potencial enorme, mas que não é fácil viabilizar. Vamos ter de estudar”, reforçou, acrescentando que se “a Coudelaria for dinamizada” vê, então, maiores possibilidades.

Em 23 de abril, o ministro da Economia, Caldeira Cabral, disse, no lançamento do concurso de concessão da Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, no distrito de Portalegre, que todo o processo que envolve o Programa Revive é “complexo”.

“Estes processos [até à concessão dos imóveis] são longos, mas têm que ter passos firmes. No caso de Alter, estávamos a falar de um processo que há mais de 30 anos que se falava de fazer aqui uma unidade hoteleira e que agora se concretiza com a abertura deste concurso”, disse.

De acordo com o titular da pasta da Economia, poderá surgir um investimento de “cinco a dez milhões de euros”, sendo o hotel composto entre “50 a 80 quartos”.

Caldeira Cabral revelou que “já há várias manifestações de interesse” por parte de privados para a concessão do futuro hotel, devendo-se conhecer o vencedor do concurso em julho.

O ministro da Economia acredita que este projeto para a coudelaria “vai poder ser um polo de atração”, não apenas daquela região, mas de “todo o país”, sublinhando ainda que “vai poder ser um fator de desenvolvimento regional”.

A coudelaria, que emprega cerca de 30 pessoas, passou a ser gerida, em março de 2007, pela Fundação Alter Real (FAR), após a extinção do Serviço Nacional Coudélico, no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado.

A Coudelaria de Alter do Chão, fundada em 1748 por D. João V, desenvolve trabalhos de seleção e melhoramento de cavalos Lusitanos e possui uma unidade clínica dotada com todos os meios para o acompanhamento e tratamento médico dos animais, acolhendo, nas suas instalações, entre outras valências, o Laboratório de Genética Molecular.

Após a extinção da FAR, em agosto de 2013, a Companhia das Lezírias assumiu a gestão da coudelaria, cabendo a gestão do Laboratório de Genética Molecular à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

O Grupo Vila Galé inaugurou no sábado a sua segunda unidade 5 estrelas, o Vila Galé Sintra – Resort Hotel, Conference & Revival Spa, em Várzea de Sintra, com um conceito de ‘wellness e bem-estar’, com programas com diferentes objetivos e componentes médicas. Representou um investimento superior a 25 milhões de euros e gerou cerca de 70 empregos diretos.

Este empreendimento tem ainda uma componente imobiliária turística, composta por 48 apartamentos de tipologias T2 e T3 em comercialização.

Em destaque

Subir