Nas Notícias

VIII Governo constitucional timorense toma posse na sexta-feira

A Presidência da República timorense confirmou hoje que o VIII Governo constitucional vai tomar posse numa cerimónia no Palácio de Lahane, Díli, na próxima sexta-feira, sem, no entanto, avançar qualquer detalhe sobre a composição do próximo executivo.

No comunicado divulgado ao final da tarde, hora local, o gabinete de Francisco Guterres Lu-Olo explica que o chefe de Estado se reuniu com representantes dos partidos e coligações partidárias com assento parlamentar “tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro”.

A previsão é de que Lu-Olo assine na quarta-feira o decreto de nomeação do próximo chefe do Governo, que, segundo fontes partidárias disseram à Lusa, será Taur Matan Ruak.

O gabinete explica que na semana passada a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) – coligação que venceu as eleições legislativas de 12 de maio com maioria absoluta – “entregou uma carta ao Presidente da República sobre a decisão de indigitação do primeiro-ministro”.

Fonte da AMP confirmou à Lusa que essa carta, entregue na quinta-feira, indigitava como primeiro-ministro o número dois da AMP, o ex-Presidente Taur Matan Ruak.

“Segundo o mandato constitucional, o Presidente da República depois de ouvir os partidos políticos assinará um decreto presidencial de nomeação do primeiro-ministro do VIII Governo constitucional”, explica o comunicado de hoje.

O comunicado foi divulgado depois do chefe de Estado se reunir com delegação da AMP, da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), do Partido Democrático (PD) e da coligação Frente de Desenvolvimento Democrático (FDD).

No encontro de hoje, o presidente da AMP, Xanana Gusmão, confirmou o conteúdo a carta enviada na semana passada ao Presidente da República, refere o comunicado.

Os restantes partidos “não manifestaram qualquer objeção à indigitação do primeiro-ministro, apoiando a decisão do Presidente da República” dar posse ao próximo chefe do Governo.

“A Fretilin e o PD mantêm a decisão dos partidos de serem oposição. A FDD informou o Presidente de que já enviou ao Tribunal de Recurso uma carta a dissolver a coligação”, refere ainda a nota hoje divulgada.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Timor-Leste

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias