Ciência

VIH: Cientistas conseguem eliminar totalmente o vírus em animais pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da ‘Lewis Katz School of Medicine’, das Universidades de Temple e de Pittsburgh, nos EUA, conseguiu, pela primeira vez, extinguir o vírus VIH em animais, através de uma técnica de edição de genes. Isto significa que estamos cada vez mais próximos de encontrar a cura da doença nos humanos.

Segundo explicou Wenhui Hu, líder da investigação, ao jornal ‘Daily Mail’, a próxima fase será repetir o mesmo estudo, que foi realizado com sucesso em ratos, com primatas uma vez que “o objetivo é realizar ensaios clínicos em humanos”.

“Segundo o que sabemos, este estudo é o primeiro a demonstrar a excisão eficaz do DNA proviral do VIH-1 a partir do genoma do hospedeiro em modelos animais pré-clínicos”, afirmou um dos investigadores ao ‘Science Direct’.

Neste estudo, os cientistas conseguiram eliminar totalmente o vírus dos animais, o que não acontece atualmente com os fármacos, que conseguem apenas travar a reprodução do VIH no organismo, mas não consegue eliminá-lo por completo.

Em destaque

Subir