Nas Notícias

Viena é a cidade com melhor qualidade de vida, Lisboa no 41.º lugar

lisboaPesquisa da consultora Mercer coloca Lisboa no 41.º lugar do ranking de cidades que oferecem melhor qualidade de vida. Viena, na Áustria, é a melhor do mundo, à frente de Zurique e Auckland, por esta ordem, no top-três. Mais de metade das cidades que ocupam os 25 primeiros postos localiza-se na Europa. Bagdad é a menos segura.

Segundo o estudo ‘Qualidade de Vida 2011’, da consultora internacional Mercer, Lisboa está no 41.º posto da lista de cidades com melhor qualidade de vida, num estudo que regista um domínio europeu, numa análise às primeiras 25 posições. Viena lidera, à frente de, Zurique, Auckland, Munique, Düsseldorf, Vancouver, Frankfurt, Genebra, Copenhaga e Berna. E eis o top-10 das melhores cidades do mundo.

Esta classificação resulta de um estudo da Mercer, que pretende “ajudar os governos e empresas multinacionais”, fornecendo “informações valiosas e recomendações, avaliando a qualidade de 221 cidades.

Na análise à qualidade de vida de uma cidade constam, entre outros, aspetos como a segurança pessoal dos cidadãos, os níveis de criminalidade e a segurança, bem como as relações internacionais do país. Numa análise isolada a estes critérios, Lisboa fica-se pelo 47.º posto, sendo que Bagdad, no Iraque, é classificada a cidade menos segura.

Refira-se, como curiosidade, que a encantadora cidade de Paris está num modesto 30.º lugar, oito posições à frente de Londres. A capital espanhola, Madrid, fica-se pela 43.ª posição, atrás da capital portuguesa. Já Roma não consegue melhor do que o 52.º lugar.

As cidades sobem no ranking de segurança se estiverem localizadas em países politicamente estáveis, com boas relações internacionais e com crescimento económico. Do lado inverso, estão urbes situadas em países com problemas de ordem pública, elevados níveis de criminalidade e dificuldades de aplicação das leis.

Em destaque

Subir