Nas Notícias

Vídeo: Notas de 10 euros são novas, coloridas e mais seguras

nota 10 Se amanhã lhe derem uma nota de 10 euros estranha pode não ser falsa. Vai entrar em circulação uma nova edição, que será mais colorida e segura do que a atual nota. Aprenda como “tocar, observar e inclinar” para conferir se a nota vale mesmo os dez euros.

A partir de amanhã entra em circulação uma nova nota no espaço da zona euro. O papel que vale 10 euros é mais pequeno e colorido do que a atual nota, mas é sobretudo mais seguro.

A veracidade da nova nota de 10 euros pode ser conferida através do triplo teste de “tocar, observar e inclinar”. “Tocar” porque inclui uma impressão em relevo nas margens, o que facilita a segurança em especial para quem possui dificuldades na visão. O papel onde a nota é impressa também é mais espesso e ainda ganha uma camada protetora.

Ao “observar” é possível conferir as marcas de água, nomeadamente o holograma da Europa, e o filete de segurança. O “inclinar” da nota faz com que o número “10” varie de tom, oscilando entre um azul e um verde escuro.

Os problemas com a segurança podem não ser os únicos que a introdução de uma nova nota vai trazer. Várias máquina de pagamento automático ou de venda poderão não aceitar os novos “10 euros” como pagamento, em especial porque a nota é mais pequena do que a atual.

“Não podemos garantir que todos os equipamentos estejam aptos a aceitar a nova nota de 10 euros já a partir de amanhã”, reconheceu o administrador do Banco de Portugal João Amaral Tomaz, lembrando que “não podemos obrigar” os empresários “a que façam a adaptação das máquinas de ‘vending’”.

Tal como aconteceu com as notas de cinco euros, a mudança será gradual, com a edição ainda em curso e com as notas que entram em vigor amanhã a circularem em simultâneo.

Em destaque

Subir