Mundo

Vídeos mostram enfermeiros que fingem vacinação e não aplicam líquido em idosos no Brasil

A vacinação contra a covid-19 decorre em todo o mundo, com países mais adiantados e outros mais atrasados. Mas chegam relatos do Brasil de que há, alegadas, ilegalidades que estarão a ser cometidas com vacinas sem líquido injetado.

Se há locais onde grande parte da população começa a ficar vacinada, outros existem onde esse patamar está longe de ser alcançado.

No processo de vacinação também têm surgido algumas polémicas, desde vacinação indevida de pessoas que não estão no grupo prioritário, às dúvidas que um processo desta dimensão sempre acarreta.

Agora, do Brasil, chegam relatos de que há pessoas que estarão a ser enganadas durante a vacinação e, ao contrário do que julgavam, não recebem o líquido da vacina ou, em alguns casos reportados, apenas o recebem depois de familiares fazerem denúncias.

Na região de Goiânia, no estado de Pernambuco, foi filmada uma idosa que estava a receber a vacina mas a profissional de saúde não infetou o líquido.

Confrontada com a situação, a enfermeira acabou por injetar o líquido na idosa, completando a vacinação, numa situação que, segundo a imprensa brasileira, foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Também em Niterói e Petrópolis, municípios do Rio de Janeiro, há relatos de ilegalidades que têm sido, alegadamente, cometidas no processo de vacinação.

Nas imagens de um vídeo, um idoso estava a ser vacinado mas… não recebeu a vacina.

Os familiares acabaram por perceber a situação e exigiram explicações, acabando o idoso por receber a vacina e a profissional de saúde despedida.

A Globo realça que as pessoas têm indicações para questionarem sempre que entendam ser necessário os profissionais de saúde que estão a realizar a inoculação da vacina.

Em destaque

Subir