Mundo

Vídeos: Jovem detida por dançar nas redes de forma ‘expressiva’

As autoridades iranianas detiveram uma jovem de 19 anos por publicar vídeos nas redes sociais, onde mostrava os seus dotes para a dança. As contas de Maedeh Hojabri foram apagadas.

Maedeh Hojabri utilizava as redes sociais – o Instagram, principalmente – para brindar os seus milhares de seguidores com danças, no seu quarto, ao som de alguns temas badalados do momento.

A expressão mediática que ganhou levaram à sua detenção.

A dimensão do caso chegou à imprensa iraniana. A estação televisiva IRIB divulgou um vídeo onde Maedeh confessou lamentar a gravação e publicação dos registos, apesar de sublinhar que nunca fora sua intenção quebrar as normas do país.

As centenas de danças partilhadas para jovem tinham dois pontos comuns: a ausência de lenço na cabeça – que é ilegal no Irão – e a sensualidade dos movimentos.

Aquando da notícia da detenção de Maedeh Hojabri, as redes sociais especulam que a sua confissão tenha sido forçada, afirmando que a jovem já foi libertada sob fiança, mas proibida de publicar vídeos do género.

São vários os utilizadores que louvam a atitude de Maedeh. A jovem é até vista como uma fonte de inspiração para outras iranianas que têm impulsionando um movimento de apoio, publicando, também elas, vídeos de dança nas redes sociais.

Veja os vídeos.




Mais partilhadas da semana

Subir