Nas Notícias

Vídeos captados por drone mostram pedreira de Borba que desabou

Um registo publicado no YouTube mostra em detalhe as pedreiras de mármore de Borba, paredes-meias com uma estrada que deixou de ser nacional e se transformou num perigoso ponto de passagem. Ontem, a estrada ruiu e provocou dois mortos, segundo dados provisórios. Veja os vídeos.

O deslizamento de terras da estrada que ruiu para uma pedreira, na tarde de segunda-feira, provocou, pelo menos, dois mortos, segundo o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro.

Trata-se, segundo o responsável, de dois operários da empresa que explora a pedreira.

“Ocorreu o deslizamento de um grande volume de terra” na antiga estrada nacional 255, que provocou “a deslocação de uma quantidade muito significativa de rochas, de blocos de mármore e de terra para o interior de uma pedreira”, relatou o CODIS de Évora, indicando o alerta foi dado às 15:45 de segunda-feira.

Em consequência do deslizamento de terras, “houve dois operários da empresa que explora aquela pedreira que foram arrastados”, sendo estas as duas vítimas mortais que é possível confirmar.

As equipas de socorro estabeleceram, ainda na segunda-feira, contacto visual com uma retroescavadora e uma das vítimas arrastadas para o interior da pedreira.

O aluimento de um troço da estrada 255, no percurso entre Borba e Vila Viçosa, provocou também a queda de dois veículos civis, um ligeiro e uma carrinha de caixa aberta, para dentro da pedreira, “com 50 metros de profundidade”.

No YouTube, é possível ver a pedreira de mármore em detalhe, antes de um colapso que se diz anunciado.

A Ordem dos Engenheiros manifesta-se “estupefacta” com a derrocada.

Veja as imagens:

Em destaque

Subir