Ciência

Vídeo: Vulcões de Vanuatu já podem ser explorados no Google Street View

Pela primeira vez na história do Google Street View, é possível conhecer um dos lagos de lava incandescente de uma das ilhas de Vanuatu localizados no sul do Oceano Pacífico. O Street View Trekker esteve dentro de um vulcão ativo e capturou imagens surpreendentes de lagos de lava.

O país remoto de Vanuatu fica a mais de mil milhas da costa da Austrália e trata-se de um arquipélago composto por 80 ilhas minúsculas – repleto de densas florestas tropicais, praias de areia preta e nove vulcões em erupção.

A partir de hoje, é possível, através do Google Maps, embarcar numa viagem ao limite de um dos maiores lagos de lava do mundo em Ambrym, a ilha vulcânica no arquipélago de Vanuatu.

Para conseguir chegar dentro do vulcão ativo, a Google colaborou com dois exploradores, Geoff Mackley e Chris Horsly, que desceram 400 metros em rappel pela cratera Marum, equipados com o Google Trekker, de forma a recolherem imagens de 360 graus da viagem.

O destino era um lago de lava incandescente, com a dimensão equiparada a dois campos de futebol.

“Só nos apercebemos como os humanos são insignificantes quando estamos perante um lago gigante de lava incandescente. É como olhar para a superfície do sol”, afirma Mackley.

Depois de voltar da sua descida à cratera, Chris Horsly afirmou que “o facto de estar à beira do vulcão e sentir o calor na pele é algo fenomenal”.

“Depois de colocarmos este local no mapa, espero que as pessoas se apercebam do magnífico mundo em que vivemos”, acrescenta.

Veja as imagens:

Em destaque

Subir