Nas Notícias

Vídeo: Vulcão de Fogo intensifica erupção e deixa Guatelama em alerta

vulcao de fogo O vulcão de Fogo, na Guatemala, entrou em erupção. Nas últimas horas, as autoridades registaram um aumento da intensidade, com as explosões a passarem de moderadas a fortes. A população está em alerta para uma eventual evacuação.

O Fogo,um dos 32 vulcões ativos da Guatemala, entrou em erupção e, ao longo das últimas horas, tem evidenciado um aumento da intensidade.

Localizado a cerca de 50 quilómetros da capital, o Fogo, um vulcão com 3763 metros de altitude entre os estados de Chimaltenango e Sacatepéquez, passou das explosões moderadas para fortes, segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia.

As ondas de choque já se fazem sentir a mais de 15 quilómetros de distância e as colunas de cinzas atingiram os 4500 metros de altitude e raios, em algumas direções, de 12 quilómetros a partir da cratera.

Em comunicado, a Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred) alertou toda a população que vive num raio até 35 quilómetros para estar de prevenção, caso seja necessária uma evacuação.

Isto porque o aumento da atividade, segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia, poderá levar o Fogo a ejetar fluxos de lava para os arredores.

A navegação aérea na região é feita de forma condicionada, informou a Direção Geral da Aeronáutica Civil.

Se for necessária uma evacuação, as rotas estão definidas e a população informada, complementou a Conred.

Em destaque

Subir