Nas Notícias

Vídeo: Vocalista dos Silence 4 no ‘Você na TV’ fala da leucemia e da dupla vitória da vida

sofia lisboa 400 Reportagem sobre Sofia Lisboa – numa altura em que a vocalista dos Silence 4 lança o livro ‘Nunca Desistas de Viver’ – mostra os efeitos da leucemia e dos tratamentos, que a deixaram irreconhecível. O ‘Você na TV’, programa da TVI apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, revisitou o passado da cantora, que enfrentou a doença que lhe adulterou o corpo e a colocou perante o desejo de morrer. “Pedi autorização ao meu marido e à minha irmã para me deixarem ir… E eles não deixaram”, lembra. É a história de uma dupla vitória da vida. Veja o vídeo.

Durante três anos, a vocalista dos Silence 4 lutou contra uma leucemia que lhe colocou a vida em risco e transformou a imagem. Por culpa dos tratamentos, perdeu a beleza, que entretanto recuperou, mas não perdeu a vida.

E é de vida de Sofia Lisboa fala, no novo livro que se prepara para lançar (‘Nunca Desistas de Viver’), onde conta a história da sua vida, que mudou no momento em que recebeu a notícia de que tinha leucemia.

Os duros tratamentos a que teve de ser submetida foram duros. O espelho mostrou-lhe uma aparência totalmente diferente daquela que é a sua. Sofia Lisboa teve de lidar com essa mudança.

Confrontada com uma fotografia que mostra as mudanças físicas provocadas pelos tratamentos, a vocalista dos Silence 4 não se revê. “Aquilo é um monstro”, diz.

Sofia descobriu a doença quando estava grávida. Grávida de um bebé que nunca deu à luz, perdido também por culpa da leucemia.

Sofia diz que viveu “no limite da dignidade humana” e recorda as experiências que viveu, durante este processo de tratamento. Lembra a família, que a via como “a mulher mais bonita do mundo”.

sofia lisboa tratamentos“É preciso ter a coragem de admitir que precisamos de ajuda. Mas eu tento não me lamentar para o resto da vida. Sou uma pessoa nova, diferente”, diz.

Sobre o presente, destaca a mensagem de aquela imagem que não esquece ser passageira.

Foto: Sofia Lisboa durante os tratamentos

Neste livro, Sofia quer transmitir essa palavra às pessoas que enfrentam a doença.

Lembra que “quis morrer”. “Para nós, é a situação ideal. Pensei: ‘Eu estou a sofrer. A minha família está a sofrer. Então, vou morrer’”, recorda Sofia Lisboa.

“Pedi autorização ao meu marido e à minha irmã para me deixarem ir… E eles não deixaram”, lembra ainda.

O livro ‘Nunca Desistas de Viver’ reflete a vontade de ajudar as pessoas que passam pelo mesmo, que lutam contra a doença, que procuram a cura, que pedem para morrer.

“Para mim é impagável falar com pessoas que não pedem a mão a um familiar mas que vêm secretamente falar comigo sobre o que eu tão bem conheço. Não posso ser dadora de órgãos, mas posso passar a minha experiência e transmitir esperança”, diz.

Manuel Luís Goucha pediu a Sofia para definir a palavra “vida”. “É o amor dos outros, porque a determinada altura a nossa vida deixa de ter valor”, responde. Veja a reportagem da vocalista dos Silence 4 e a entrevista que concedeu ao ‘Você na TV’.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir