TV

Vídeo: Vítima de ataque com ácido dá a cara em campanha contra a violência

Há 10 anos, Laxmi recusou um casamento arranjado e foi atacada com ácido. Só tinha 15 anos de idade. Agora, é a cara da campanha ‘Caras de coragem’, que sensibiliza contra a violência de género e questiona os conceitos de beleza e atração.

Aos 15 anos, Laxmi não era uma adolescente normal: estava internada em risco de vida, depois de um amigo e do noivo rejeitado a terem atacado com ácido.

Tudo porque recusou ser a noiva de um casamento arranjado, uma tradição que continua  a existir na Índia e em alguns outros países.

Laxmi sobreviveu, a custo e graças a muitas intervenções médicas. Agora, passados dez anos do ataque, dá a cara pela campanha ‘Caras de coragem’.

“Eu comecei, aos poucos, a mostrar a minha cara”, explicou a jovem que tem hoje 26 anos: “Depois, outras sobreviventes perceberam que, se eu o conseguia fazer, porque não o conseguiriam elas?”

“As pessoas vitimam quem sobrevive a um ataque com ácido, mas eu defendo que nós temos de começar a inverter essa ideia”, acrescentou.

A ideia da campanha ‘Caras de coragem’ é mesmo essa: sensibilizar contra a violência de género, num país onde atrocidades como ataques com ácido e casamentos arranjados ainda são ‘normais’, e questionar os conceitos de beleza e atração física.

Em destaque

Subir