Cultura

Vídeo: A visão de Banksy sobre a desintegração europeia

Na manhã deste domingo, apareceu um mural pintado num edifício de três andares na cidade de Dover, na Inglaterra, perto do terminal de ferry que faz a ligação marítima com a cidade francesa de Calais. Trata-se de um operário a destruir uma das estrelas que constituem a bandeira da comunidade, numa clara alusão à saída do Reino Unido da União Europeia. Veja o vídeo.

O mural já foi confirmado como sendo de Banksy, que partilhou uma fotografia do mesmo na sua conta de Instagram. Desta forma, é a primeira manifestação de opinião do artista em relação ao ‘Brexit’, pelo que podemos ver a fissura que atravessa a bandeira, representando as consequências da desintegração do Reino Unido.

A bandeira que representa a União Europeia é constituída por 12 estrelas douradas sob um fundo azul, simbolizando os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os cidadãos europeus.

Contudo, este mural surge numa altura em que a Europa está instável, devido às negociações entre Londres e Bruxelas, num momento conhecido como o pós-Brexit.

Nas redes sociais, foram vários os internautas que já elogiaram o trabalho do artista, defendendo que este fez uma crítica de “forma subtil”. Mas também houve aqueles que acusaram Banksy de ter afiliações partidárias com os movimentos eurocéticos ingleses.

Por fim, é de relembrar que esta não é a primeira vez que Banksy pintou um mural em Dover. Em 2014, expressou a sua opinião sobre a crise dos refugiados na Europa, pintando o mural de uma mulher a olhar para um pedestal vazio no Folkestone Park.

Em destaque

Subir