Ciência

Vídeo: Verme amputado regressa do Espaço com duas cabeças

O que pode ser mais nojento do que um verme como o platelminto? Pois, um verme com duas cabeças. Foi o que aconteceu com um platelminto amputado que passou cinco semanas ‘de férias’ na Estação Espacial Internacional: quando voltou, estava regenerado e tinha duas cabeças.

A experiência de regeneração foi realizada com esta espécie de verme por ser perfeitamente simétrica, ou seja, o lado esquerdo é absolutamente igual ao direito e não existe separação entre a cabeça e o resto do corpo.

Ao recolherem os exemplares que tinham enviado para o espaço, divididos por quatro grupos (saudáveis, amputados e dois de controlo), os cientistas da Universidade de Tufts (em Medford, EUA) descobriram que um verme amputado tinha regressado do Espaço com… duas cabeças.

Mas as surpresas continuaram e com o mesmo protagonista. As duas cabeças foram também amputadas e, para espanto dos investigadores, o verme voltou a desenvolver duas cabeças.

Se um platelminto com duas cabeças já é raro, mesmo para investigadores que estudam há 18 anos uma colónia com mais de 30 mil ‘habitantes’, então um verme que desenvolve uma segunda cabeça e a torna permanente é caso inédito na biologia já compreendida pelo Homem.

Os cientistas descobriram ainda que os vermes ‘espaciais’ passaram a reagir mal à água doce, depois das cinco semanas no Espaço. Enviadas em cápsulas com 50 por cento de água e o resto de ar, os platelmintos ficaram praticamente paralisados, durante mais de duas horas, ao serem colocados em recipientes com águas.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=X7GO9XU8S5MU

Em destaque

Subir