Nas Notícias

Vídeo: Veja o tornozelo que estava mais à mão para os médicos

mao tornozelo Um chinês ficou com a mão decepada, num acidente de trabalho, e os médicos tiveram de atuar rapidamente para evitar que o membro morresse. Parafraseando uma citação famosa, a parte decepada foi reimplantada no tornozelo que estava mais à mão.

Um chinês tem uma mão no tornozelo. Mais concretamente, uma mão direita. Em sequência de um acidente de trabalho, a 10 de novembro, Xiao Wei ficou com o membro decepado. Sem corrente sanguínea, a mão iria morrer caso não fosse reimplantada: o problema é que o hospital para onde foi levado de urgência não tinha as competências suficientes para essa operação.

Sem outro recurso, os médicos do hospital de Changde usaram o tornozelo que estava mais à mão, parafraseando um clássico do comentário futebolístico. O membro foi reimplantado no tornozelo esquerdo para garantir que mantinha o acesso à corrente sanguínea até Xiao Wei ser transferido para outro hospital que pudesse realizar a operação.

“Ainda sou jovem e conseguia imaginar a minha vida sem a mão direita”, desabafou Xiao Wei.

O homem apresentava vários ferimentos que inspiravam maiores cuidados e o ‘reaproveitamento’ da mão perdeu prioridade a nível clínico. Ao reimplantarem o membro, mesmo que num tornozelo, os médicos garantiram a possibilidade de, mais tarde, Xiao Wei voltar a ter a mão direita ligada ao pulso direito.

De acordo com a Sky News, a recuperação do paciente abre a possibilidade dessa operação ser realizada em breve. Os médicos acreditam que Xiao Wei conseguirá recuperar todos os movimentos, como se a mão nunca tivesse sido decepada.

https://www.youtube.com/watch?v=Yf9zNI5MY1I

Em destaque

Subir