Nas Notícias

Vídeo: Veja o ‘mayor’ de Londres a errar num teste de QI para uma rádio

boris johnson Boris Johnson aceitou o desafio de uma rádio para um teste de inteligência em direto. Depois das afirmações polémicas, associando a desigualdade social a um quociente de inteligência baixo, o presidente da Câmara de Londres foi a exame: veja o resultado.

Boris Johnson, o presidente da Câmara de Londres, tem sido alvo de críticas por ter associado a desigualdade social a um quociente de inteligência (QI) baixo: “se falamos de desigualdade temos que considerar que 16 por cento de nossa espécie tem um QI menor que 85, enquanto dois por cento estão acima de 130. A igualdade económica não é possível. A inveja e a cobiça são indispensáveis para o crescimento”.

Tais declarações levaram a rádio LBC a desafiar o ‘mayor’ para responder a três questões, em direto. Após falhar as primeiras duas, Boris Johnson recusou tentar a terceira. “Ninguém disse que o QI é a única medida de capacidade”, reagiu o autarca.

Boris Johnson tem insistido que as suas afirmações têm sido “distorcidas”, mas a polémica chegou ao mais alto nível: o vice-primeiro-ministro, o liberal democrata Nick Clegg, acusou o ‘mayor’ londrino de “elitismo repelente”. “O que me aborrece é que pessoas com capacidades têm tido muita dificuldade em progredir nos últimos 20 anos. O que me aborrece é que o sistema não tem apoiado quem consegue fazer muito mais”, defendeu-se o autarca.

No caso próprio, o QI não terá ajudado: no mini-teste da rádio, falhou duas respostas em outras tantas perguntas. A primeira era: “um homem constrói uma casa retangular, com cada lado virado a sul. Aparece um grande urso. De que cor é o urso?”

“Provavelmente castanho”, respondeu Boris Johnson, admitindo de seguida que não sabia. Como o único local na Terra onde uma casa pode ter os quatro lados virados a sul é o polo norte, o animal teria de ser um urso polar: branco.

Seguiu-se outra questão: “se tirar duas maçãs de três, com quantas fica?” A primeira resposta foi “imensas”, denotando sinais de nervosismo. Corrigiu para uma, mas estava errado: se tira duas é com essas que fica.

https://www.youtube.com/watch?v=x5dKF_2Gess

Em destaque

Subir