Nas Notícias

Vídeo: Veja a “mão de Deus” a fazer explodir uma estrela

mao de deus Um telescópio da NASA conseguiu fotografar “a mão de Deus”. Trata-se de uma imagem em que os restos da explosão de uma estrela se encontram ainda energizados. Esta nebulosa, quando medida por intensidade, aparenta ser uma mão a soltar matéria no Espaço.

A NASA disponibilizou uma fotografia da “mão de Deus”. Na imagem, captada a cerca de 17 mil anos-luz de distância, são visíveis restos de matéria e energia que, quando ‘coloridos’ por um telescópio especial, formam uma mão que parece estar a soltar uma poeira de tons vermelhos no Universo.

O que aparece é uma nebulosa, localizada a 17 mil anos-luz de distância da Terra, que é alimentada pelos restos de uma estrela que explodiu, a B1509. É devido ao pulsar deste ‘sol’ que a imagem, quando vista pelo NuSTAR, aparece a cores e dá a sensação de ser “a mão de Deus”.

O NuSTAR é o telescópio nuclear espetrocópico da NASA, ou seja, um telescópio capaz de medir a intensidade da energia. Essa medição é traduzida em cores, oscilando do azul (a energia mais alta) para a verde e terminando no vermelho. Os restos energizados da B1509, a estrela que explodiu, apresentam o formato de uma mão quando ‘vistos’ pelo telescópio da agência espacial norte-americana.

O objetivo dos cientistas é compreender a interação entre os restos de energia de matéria e a matéria quando circulam no Espaço. No caso concreto desta foto, essa interação gerou uma ilusão de ótica que foi batizada com o nome de “a mão de Deus”. A primeira vez que a NASA registou um fenómeno semelhante – até no formato – foi em 2009.

Em destaque

Subir