Tecnologia

Vídeo: Vaivém Discovery faz a sua última viagem

discovery_1O mais antigo vaivém da NASA ainda no ativo levantou voo esta terça-feira, mas não vai em direção ao espaço. Acoplado a um avião, a aeronave faz a sua derradeira viagem, em direção a um museu, onde vai ser eternizada.

O vaivém Discovery realiza esta terça-feira aquela que é a sua última viagem. Depois de 28 ao serviço da NASA, em que realizou com sucesso um total de 39 missões e transportou 252 tripulantes, a aeronave viaja agora para o Museu Smithsonian do Ar e do Espaço, localizado no estado norte-americano da Virgínia.

Esta manhã, no Centro Espacial Kennedy, o Discovery subiu pela última vez aos céus acoplado a um avião. A rota da viagem prevê a passagem pela capital Washington a baixa altitude, como uma forma de permitir aos norte-americanos um último adeus a uma nave histórica para os EUA.

O Discovery foi produzido em 1984 e após os acidentes com o vaivém Challenger e o Columbia, tornou-se no mais antigo da frota da NASA. No total foram 39 missões, onde se destacam os trabalhos no acoplamento da Estação Espacial Soviética, assim como o abastecimento e as reparações efetuadas na Estação Espacial Internacional. O vaivém Discovery foi ainda o vaivém utilizado nas reparações do Telescópio Espacial Hubble.

Uma história de sucesso que chega esta terça-feira ao fim. O último voo em missão do Discovery foi a 9 de março de 2011.

Veja aqui as imagens da última viagem do vaivém.

Em destaque

Subir