Nas Notícias

Vídeo: Vai ser possível controlar uma cadeira de rodas a partir de um piercing

cadeira rodas piercing 1 Cientistas norte-americanos realizaram já alguns testes com tetraplégicos. O famoso tubo pode no futuro ser substituído por um piercing. A partir dos movimentos da língua, será possível ao paciente controlar diversas funções de vários aparelhos.

A ciência não para dos nos surpreender.

Cientistas da Universidade da Geórgia, Estados Unidos, estão a desenvolver uma tecnologia que poderá no futuro permitir que um tetraplégico controle uma cadeira de rodas apenas com a língua.

A ideia passa por instalar um género de piercing na boca. O mesmo é composto por um sensor de movimento que em troca de informação com um dispositivo instalado na cabeça do paciente permite enviar várias funções para dispositivos eletrónicos, como uma cadeira de rodas ou um computador por exemplo.

Em casos de paralisia total dos membros, vários doentes por todo o mundo utilizam um género de tubo, que a partir do sopro faz a cadeira de rodas movimentar-se.

Para Maysam Ghovanloo, um dos responsáveis pela equipa de cientistas norte-americana, isso não chega.

À BBC, o investigador afirma que a língua é uma das partes do corpo que normalmente mantém as suas funções intactas, mesmo em casos de tetraplegia. Além disso, o piercing na língua permitirá ao paciente bastantes mais capacidades, em comparação com o tubo de sopro.

Veja de seguida o vídeo onde a tecnologia é explicada:
https://www.youtube.com/watch?v=Q31_khuBQYk

Em destaque

Subir