Mundo

Vídeo: Usou meteorito de 87 mil euros para calçar porta durante 30 anos

David Mazurek usou uma pedra como calço para uma porta durante 30 anos, altura em que decidiu descobrir a origem do material. Trata-se de um meteorito, com um valor estimado de 100 mil dólares (cerca de 87 mil euros). Veja o vídeo.

A curiosidade de Mazurek despertou depois deste ver uma reportagem sobre pedaços de meteoritos que eram vendidos por centenas de milhares de euros.

Ao fim de 30 anos, decidiu levá-lo à Central Michigan University para ser observado. A professora Mona Sirbescu identificou o calço como algo superior a uma mera pedra.

“É o espécime mais valioso que alguma vez segurei na vida, financeira e cientificamente”, assumiu.

Após umas análises mais aprofundadas no museu Smithsonian, descobriu-se que o meteorito é composto por ferro e níquel e é o sexto maior a ser encontrado no estado do Michigan.

De momento, o meteorito está sujeito a análises para se perceber se contém elementos raros.

De acordo com a Associated Press, Mazurek lembra que encontrou a pedra num celeiro que comprou em 1988, e que o vendedor lhe indicou que esta estava ali desde os anos 30.

Se o meteorito for comprado pelo museu Smithsonian e um museu de minerais no Maine, David Mazurek garante que doa parte do dinheiro à Central Michigan University.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=134BAW4HM9AY

Em destaque

Subir