Mundo

Vídeo: Universitária entrega tese ao pai que trabalha nas obras

Yudit Romero e o pai são os protagonistas de uma história de superação, agradecimento e… amor. A jovem foi às obras onde o pai trabalha para lhe entregar a tese com que obteve o curso superior.

Esta jovem natural de Mayor Martínez, no Paraguai, formou-se em Ciências da Comunicação. Um título académico que só foi possível porque a família, de origens humildes, a ajudou a pagar o curso, na Universidade Nacional de Pilar.

Como agradecimento por todo o esforço que a família fez para a ajudar a singrar na vida, Yudit Romero foi às obras, onde o pai dava o corpo ao manifesto, para lhe mostrar a tese de investigação que apresentou para a avaliação final e valeu a tão sonhada licenciatura em Ciências da Comunicação.

“Quando terminamos o ensino secundário, eu e as minhas irmãs mudámo-nos para Pilar, vivendo em quartos alugados. As aulas eram de segunda a sexta e não havia transportes públicos, pelo que só nos mudámos nós, mãe e pai ficaram em Mayor Martínez”, explicou Yudit Romero.

Pedreiro desde os 15 anos, Blas Romero fez tudo o que podia para ajudar as filhas a concluírem os estudos. A esposa, Juana Eva Gaona, também, fazendo limpezas em casas particulares e trabalhos de costuras.

“Eles sempre insistiram para continuarmos a estudar, em vez de trabalharmos para ajudar a família. Na escola não entendíamos bem isso, mas quando começas a crescer, a sair e a ver a realidade apercebes-te e começas a valorizar o esforço que os teus pais fazem”, acrescentou Yudit.

 

Ao aparecer nas obras para mostrar a tese ao pai, a jovem queria apenas demonstrar o agradecimento por todo o esforço feito por Blas e Juana. Nunca imaginou que o vídeo do momento, registado por uma irmã, se tornasse num fenómeno viral.

“Deixou de ser a minha história, é o espelho da realidade de muitos paraguaios e um exemplo para muitos mais”, concluiu a recém-licenciada.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=RDA38HSN382B

Em destaque

Subir