Tecnologia

Vídeo: Universidade de Aveiro e Efacec presentes no satélite Alphasat, já no espaço

ariane 5 1https://www.youtube.com/watch?v=DK47b7Sp-n4 Aparelho tem componentes fabricados em Portugal e foi lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA) esta quinta-feira. Tecnologias das duas organizações portuguesas têm missões idênticas.

O satélite Alphasat foi lançado com sucesso esta quinta-feira da base de Kourou, acoplado ao foguetão Ariane 5, na Guiana Francesa, eram cerca de 20h00 em Portugal.

A bordo o aparelho leva tecnologia feita em Portugal.

A Universidade de Aveiro desenvolveu uma placa com transístores de nitreto de gálio. O objetivo da ESA é verificar se com o passar o tempo esses mesmos transístores sofrem variações de potência.

Caso tal não aconteça, no futuro poderão ser utilizados para substituir peças que ocupam mais espaço e que requerem mais energia para o seu funcionamento. Resultado? Os custos diminuem, logo o preço das telecomunicações poderá também baixar consideravelmente.

Quem também marca presença no Alphasat é a Efacec. A gigante portuguesa pretende testar no espaço a exposição solar a vários componentes eletrónicos.

O satélite Alphasat foi desenvolvido pela Astrium, subsidiária da European Aeronautic Defence and Space Company, e todo o projeto envolveu um investimento de cerca de três milhões de euros.

Em destaque

Subir