Desporto

Vídeo: Um golo que demorou a San Marino 14 anos

Pela primeira vez nos últimos 14 anos, a seleção de San Marino marcou num jogo oficial como visitante. Matteo Vitaioli é o novo herói de um dos últimos classificados do ranking da FIFA. A Lituânia ganhou por 2-1, mas a festa foi mesmo dos jogadores de San Marino.

A 25 de abril de 2001, na Letónia, o mundo do futebol assistiu a uma revolução: San Marino, o habitual ‘saco de boxe’ dos apuramentos para Europeus e Mundiais, cometia a ousadia de marcar um golo na condição de visitante.

E foi preciso esperar 14 anos para repetir a graça. Ontem, na visita à Lituânia (curiosamente, vizinha da Letónia…), San Marino voltou a acertar numa baliza em campo adversário.

O grande herói foi Matteo Vitaioli, que aproveitou um livre direto, aos 55 minutos de jogo, para estabelecer o empate a um golo. Spalvis acabou por dar a vitória à seleção da casa já nos descontos, mas a festa foi mesmo da turma de San Marino.

É de recordar que esta seleção era uma presença habitual no último lugar do ranking da FIFA, isto até ao reconhecimento de Gibraltar. Nesta fase de qualificação, San Marino soma um ponto em oito partidas disputadas, tendo sofrido 27 golos. Ainda assim, bem melhor do que os 10-0 que levou da Polónia em 2009 e dos 11 ‘secos’ perante a Holanda no ano seguinte…

https://www.youtube.com/watch?v=_xIz6SSQZa4

13Shares

Mais partilhadas da semana

Subir