Mundo

Vídeo: Uber preenche pela primeira vez o lugar dos transportes públicos de uma cidade

A pequena cidade canadiana de Innisfil, a cerca de 100 quilómetros de Toronto, fez uma parceria com a Uber, para assim evitar os elevados custos que acompanham o sistema público tradicional de transportes. Apesar de não ser a primeira cidade a adotar o método, este acordo é o primeiro em que a Uber irá ocupar o lugar dos transportes públicos de uma cidade.

Segundo a BBC, as autoridades locais vão subsidiar as viagens dos habitantes que sejam feitas dentro dos limites da cidade. Este acordo com a Uber Canadá terá tarifas fixas para deslocações em zonas centrais e descontos para viagens mais distantes mas ainda dentro da cidade.

Assim, as autoridades reforçam que esta parceria garante mais flexibilidade e é mais barata do que adicionar um serviço de autocarro local.

Até porque para implementar apenas uma rota de autocarros públicos custaria cerca de 247 mil euros por ano e 557 mil euros para duas rotas.

Tim Cane, gestor responsável pelo planeamento da cidade, citado pela BBC, confirmou que a autarquia local teve por base a pergunta: “Como podemos ter recursos para um modelo de transportes bom que sirva talvez 20 por cento da população?”.

A cidade de Innisfil tem uma área com mais de 290 quilómetros quadrados, cerca de 36 mil habitantes que, de acordo com Lynn Dollin, o vice-presidente da câmara, estão distribuídos de forma dispersa, desde estradas de terra batida a áreas rurais.

A solução foi então a parceria com a Uber Canadá, onde na primeira fase do projeto serão injetados cerca de 90 mil euros, para um espaço de tempo compreendido entre seis a nove meses. Para a segunda fase, para a qual ainda não existem datas específicas, está preparado um orçamento de 114 mil euros.

Como foi referido anteriormente, a autarquia local irá subsidiar as viagens dos residentes, pelo que as deslocações para o centro custarão entre 2 e 3,3 euros e para a “fronteira” de toda a cidade os habitantes terão um desconto de 3,3 euros sobre o custo total da viagem.

Os taxistas locais já demonstraram o seu descontentamento com esta solução, pelo que Manjot Saini, dono da Global Taxi, disse à ‘CP24 News Station’ que a Uber está a destruir a indústria, temendo perder clientes para a concorrência.

No entanto, Tim Cane já assegurou que a autarquia consultou três empresas locais no início do projeto e que este nunca teve como objetivo criar uma competição entre a Uber e os taxistas, mas sim prestar um bom serviço aos residentes.

“Vamos apenas tentar este método. Qualquer serviço que fornecermos será melhor do que um serviço que não temos”, afirmou Tim Cane.

Em destaque

Subir