Economia

Vídeo: Uber aposta em camiões autónomos

A Uber, enquanto irrita os táxis em Portugal e na Europa, aposta no transporte de carga nos EUA. A empresa comprou a Otto, uma tecnológica que desenvolve camiões autónomos.

Foi precisamente um dos fundadores da Otto, Lior Ron, a fazer a revelação, numa entrevista à Reuters sobre a expansão da marca (de seis para 15 camiões autónomos).

Após comprar a Otto, a Uber vai começar a operar no transporte de carga já em 2017, entre armazéns e lojas.

Esta movimentação no campo dos camiões autónomos surge já depois da Uber ter oferecido servidos a empresas transportadoras e a camionistas que operam a título individual.

O objetivo da empresa é ir comprando e transformando uma grande frota, dotando os veículos de equipamento de navegação e rastreamento.

É importante referir que, ao contrário do que acontece com os carros sem condutor, os camiões autónomos ainda não são… autonómos.

Neste momento, todos os pesados da Otto são operados por uma equipa de duas pessoas, um motorista e um engenheiro.

Ao comprar a tecnológica, a Uber, que em Portugal e na Europa enfrenta uma forte contestação dos operadores de transporte público (ou seja, dos táxis), põe a mira no mercado do transporte de carga nos EUA, que movimenta mais de 700.000 milhões de euros por ano.

Em destaque

Subir