Mundo

Vídeo: Tudo sobre o Muro de Trump, que vai separar os EUA do México

Já lhe chamam o ‘Muro de Trump’. E se começou por ser uma estranha promessa de campanha, a verdade é que a barreira para o México, que o novo Presidente dos EUA quer criar, já avança, com o necessário decreto presidencial. Mas, como será esta obra? A CNN fez uma reportagem interessante, com números da mais polémica obra da história daquele país. Veja o vídeo.

Muitos opositores (e até apoiantes) de Donald Trump terão esboçado um sorriso, quando ouviram o então candidato dizer que iria construir “um grande muro”, para vedar o acesso de imigrantes ilegais provenientes do México.

Poucos acreditariam na vitória do magnata, nas eleições presidenciais. E por isso a promessa não gerou preocupação. Mas a verdade é que Trump colocou o muro na lista de decretos prioritários. E poucos dias depois de tomar posse, assinou o decreto e reiterou que vai avançar com o muro.

Será esta obra viável? A CNN fez uma reportagem, onde traça o percurso desta barreira, através de quatro estados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas. Aquele canal norte-americano falou com engenheiros especializados e outro tipo de peritos neste tipo de infraestruturas e recolheu uma garantia: o muro é viável.

As perguntas que se coloca a seguir são ‘de que forma?’ e ‘quanto tempo será necessário?’. Veja o vídeo e encontre a resposta.

Há ainda uma terceira pergunta: ‘quanto custará?’. Donald Trump garante que fará os mexicanos pagar esta obra. E por incrível que pareça a solução está encontrada: bastará aumentar em 20 por cento as taxas de importação de produtos daquele país para conseguir os 10 mil milhões de dólares. deste modo, a fatura irá mesmo para o México.

A obra deverá ficar concluída o final do mandato.

Em destaque

Subir