Nas Notícias

Vídeo: Tubarão desespera com um leão-marinho entalado na garganta

tubarao engasgado Um tubarão-de-pontas-brancas engasgou-se, mortalmente, com um leão-marinho. O caso ocorreu na Austrália e as investigações das autoridades levaram à divulgação de um vídeo onde um destes predadores desespera junto à praia, lutando em vão para não sufocar.

Um tubarão-de-pontas-brancas morreu sufocado ao não conseguir mastigar um leão-marinho. O caso, que ocorreu no estado da Austrália Ocidental, levou à divulgação de imagens dramáticas do animal junto a uma praia.

No vídeo é visível a muito invulgar aproximação do tubarão (com cerca de quatro metros de comprimento) à costa, correndo mesmo o risco de encalhar.

Depois das autoridades terem relevado que um tubarão morreu sufocado, vários especialistas, como Rory McAuley, admitem que o inusitado comportamento pode ter sido justificado pela aflição de estar engasgado com um leão-marinho.

“Esta pode ser a explicação para o comportamento incomum do tubarão nas margens. É possível que o tubarão estivesse a tentar remover o que estava preso na garganta”, argumentou o biólogo.

McAuley acrescentou que o leão-marinho “grande pode ter danificado os órgãos internos do tubarão ou impedido o fluxo de água nas brânquias, contribuindo para a morte do tubarão”.

Há ainda uma outra hipótese, até porque as autoridades não precisaram em que circunstâncias foi encontrado o cadáver do peixe: “alternativamente, o tubarão pode ter acidentalmente encalhado na tentativa de se livrar da obstrução”.

As primeiras imagens do tubarão a debater-se junto à praia foram divulgadas dois dias antes das autoridades terem revelado a descoberta.

Em destaque

Subir