Mundo

Vídeo: Tribunal chinês envergonha devedores com trailer nas salas de cinema

O tribunal de Heijang, na província chinesa de Sichuan, decidiu envergonhar quem se recusa a pagar as dívidas ao Estado, ao divulgar as suas fotografias num trailer animado que tem sido divulgado nas salas de cinema da cidade. Veja o vídeo.

A iniciativa está em vigor desde o passado domingo e tem como objetivo envergonhar todos os devedores ao Estado, numa tentativa para que estes saldem as dívidas.

As caras e nomes de um total de 26 pessoas têm sido exibidas em várias salas de cinema de Heijang. Antes de cada filme, é exibido um trailer animado, criado pelo Tribunal Civil do Condado de Heijang e publicado também nas redes sociais.

“Conseguimos trazer estes ‘laolais’ para o grande ecrã”, pode ouvir-se. O termo ‘laolai’ é usado para descrever pessoas que pedem dinheiro emprestado e não o devolvem.

A expressão “vergonha” é também ouvida no segmento, que termina afirmando que para verem o nome retirado “da lista negra”, devem saldar as dívidas.

De forma a alcançar resultados mais efetivos, o tribunal expôs os nomes de quem tem morada registada na área do cinema.

Na China, os nomes presentes na “lista negra” ficam proibidos de comprar bilhetes para a primeira classe de transportes, propriedades, de comprar seguros caros ou de inscrever os filhos em escolas privadas.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=DX9O891OBN47

Em destaque

Subir