Nas Notícias

Vídeo: Travestis em debate aceso na TVI24

A TVI24 promoveu um debate entre travestis, para combater o preconceito relacionado com o transformismo, em Portugal. Um momento televisivo raro, que permitiu perceber a agressividade dos transformistas e, precisamente, o aquele preconceito que persiste. Mas que acabou com uma discussão entre travestis de gerações diferentes. Veja o vídeo.

‘Senhor Traveca’ foi o título da reportagem da TVI, que abordou a vida dos travestis. Em estúdio, Ricardo Magalhães, Bruno Cunha e também Domingos Machado (a conhecida Belle Dominique).

A conversa partiu do preconceito. Os travestis têm ar expressivo e tornam-se “vulneráveis” pela aparência que escolhem, nas personagens que encarnam.

Há quem não compreenda essa expressividade, a maquilhagem, e confunda com exibicionismo. Há insultos constantes e a resposta faz-se na imagem, com personagens guerreiras e provocadoras.

“Quando nos pomos nesta posição, aprendemos muito, como humanos. A personagem foi evoluindo. Vivemos numa sociedade em que o homem não se pode colocar no lugar de mulher, enquanto a mulher se pode pôr no lugar de homem”, disse Bruno Cunha.

“Sempre me foi tirado o direito de ser um ser feminino – sinto-me extremamente feminino. E por isso precisava de ser uma provocação. O que nos fazem ao retirar-nos um espaço que é nosso por direito é uma violação. E tínhamos de reagir. Esta provocação serve para reconquistar um espaço que nos pertence”, acrescentou.

Eis o mote para um debate raro, onde entrou o relato na primeira pessoa, o apoio familiar e o conhecimento da ciência.

“O pride [marcha do orgulho gay] é uma celebração dos direitos adquiridos de uma luta que mata milhares de pessoas e ainda mata. O pride não é para mostrar que somos bichas e paneleiras. É uma celebração de um espaço que nos foi roubado, por uma sociedade homofóbica, machista e sexista”.

Domingos Machado tem uma visão diferente. E instalou-se, no estúdio, uma disputa de gerações entre travestis.

“Tu não tens nada de fazer aquele folclore todo. Veste-te no Carnaval. No meu tempo, dizia-se que o Carnaval é o Natal das bichas”, disse.

Veja o vídeo.

A reportagem foi lançada pela TVI em diferentes plataformas e programas.

Em destaque

Subir